O mau caratismo e o juízo de valor contra Silvio Santos

Na última semana, o apresentador Silvio Santos gravou mais uma edição do Jogo das 3 Pistas, com a cantora Preta Gil e o bff de Neymar e promoter, David Brazil. Preta Gil teria ficado chateada com a seguinte fala do Dono do Baú: "Você está mais gorda do que da última vez que veio aqui, mas seu rosto está mais bonito.", logo após a divulgação do vídeo da gravação, a cantora Gaby Amarantos tomou as dores e acusou o Patrão de ser racista, homofóbico e gordofóbico. E questionou: "Sério que vocês o consideram ídolo? Vocês estão mal de ídolo.".

Em seguida, os apresentadores Danilo Gentili e Sonia Abrão defenderam de forma áspera o dono do SBT, e relembraram que Silvio foi um dos primeiros a abrir espaço para transformistas e drags, sua plateia é majoritariamente feminina e que emprega qualquer pessoa sem distinções. Sonia foi até mais incisiva com Gaby: "Tome vergonha na sua cara.".

Entre erros e acertos, Silvio Santos possui mais de 60 anos de serviços prestados à comunicação brasileira. Passou por emissoras de grande calibre como Globo e Record até conquistar a concessão do SBT nos anos 80.

Você pode gostar ou não gostar de alguém, odiar, detestar, amar, glorificar. Isso é natural do ser humano, e não vai mudar. O que não pode ser feito é o mau caratismo e a desfaçatez nas supostas acusações de preconceito.

O site Catraca Livre publicou uma reportagem com 16 falas em que, segundo eles, o Patrão teria sido preconceituoso. O Catraca antes de acusar alguém de desmerecimento e injúrias, deveria pedir ajoelhado desculpas as famílias das vítimas do voo da Chape, em 2016, por conta daqueles posts tenebrosos e sem qualquer senso que exploraram o sofrimento alheio e a morbidez barata, com fotos dos "últimos momentos" da tripulação.


Silvio Santos não é racista, homofóbico, tampouco gordofóbico. O politicamente correto passa longe do seu programa e deve continuar assim. Qualquer convidado sabe muito bem o teor das piadas, histórias e humor da atração. Se não está satisfeito, tem o total direito em não gostar e recusar os convites educadamente. 

A piada, o humor e o sarro devem ser vistas como piada, humor e sarro, simples.

Os 15 pontos de média na audiência agradecem. O respeito e a história idem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.